A verdadeira história do Newton

[Newton Message Pad]Em artigo publicado no site OSViews.com, Thomas Hormby conta as origens do Newton, o aparelho da Apple que lançou o conceito de PDA no mercado de computadores. O artigo é uma visão bastante abrangente do processo original de seu desenvolvimento, que envolveu Jean Louis Gassée, o lendário diretor de novos produtos da Apple e depois fundador da Be Inc., e o engenheiro Steve Sakoman, antigo funcionário da HP que foi para a Apple desenvolver novas tecnologias.

O que pouca gente sabe é que o Newton pode ter surgido a partir de uma idéia de John Sculley, presidente da Apple na época, um protótipo chamado “Knowledge Navigator” (Navegador do Conhecimento). O equipamento trazia diversos conceitos que foram aplicados posteriormente no PDA. Talvez venha daí a grande simpatia de Sculley pelo projeto, que foi “stevezado” quando Jobs reassumiu o comando da empresa.

Saiba mais
OSViews.com: Think you know the Apple Newton’s History? Think again

Marco Andrei Kichalowsky

Editor-chefe do macnarama.com, é applemaníaco e trabalha com produtos Apple desde 1993. Foi presidente do Brasil Apple Clube durante 10 anos e colaborador da saudosa Macmania e sua herdeira MAC+ até o fim da revista em 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *