Apple I antigo é vendido por quase 18 mil dólares

Assinatura de Woz na placa-mãe do Apple I
Assinatura de Woz na placa-mãe do Apple I

Um raro exemplar de Apple I foi vendido no eBay pela bagatela de 17.950 dólares. O computador é um dos 200 exemplares feitos artesanalmente por Steve Wozniak. O modelo foi lançado em julho de 1976, pelo preço de US$ 666,66 em um kit que contava apenas com a placa-mãe e 4 kB de memória, expansível para 8 ou 48 kB. O usuário tinha que comprar separado ou acrescentar ele mesmo não só o vídeo e o teclado mas também o gabinete do equipamento. Hoje, acredita-se que ainda existam entre 30 e 50 peças no mundo todo.

O comprador pagou a cifra mesmo sem saber se o computador funciona. Na descrição do produto no eBay, o vendedor Monroe Postman conta que também não pretende ligá-lo: “se uma linha da placa vir a queimar devido a um componente em curto-circuito, isso depreciaria drasticamente seu valor como um artefato histórico e, na minha opinião, como uma obra de arte (assinada pelo artista!)”.

E por que vender o equipamento? “Acho que, como colecionador, meus interesses envolveram tempo demais. E como existem tão poucos destes Apple 1 por aí, já está na hora de outra pessoa divertir-se com ele”, justifica Postman.

Marco Andrei Kichalowsky

Editor-chefe do macnarama.com, é applemaníaco e trabalha com produtos Apple desde 1993. Foi presidente do Brasil Apple Clube durante 10 anos e colaborador da saudosa Macmania e sua herdeira MAC+ até o fim da revista em 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *