Apple lança novos iPods: tela colorida e temático

A Apple lançou hoje à tarde novos modelos de iPods. Os lançamentos já eram esperados e estão de acordo com as especificações técnicas encontradas nos sites de rumores.

A primeira novidade é um iPod “temático” da banda U2. Além da cor diferente (é preto com a click-wheel vermelha), possui assinatura a laser dos membros da banda. Os boatos de que viria com seu último CD, Vertigo, já instalado, não se confirmaram. A diferença de preço de 50 dólares em relação a série convencional inclui um vale-compras no mesmo valor para ser usado ao se comprar a coleção completa da discografia da banda na iTunes Music Store, que estará disponível só a partir de novembro. Faz sentido para pessoas que tenham interesse em adquirir essa coleção (com preço ainda não anunciado) bem como um novo iPod. Para os demais a oferta é questionável.

De acordo com a filosofia da Apple de que seu dispositivo chama-se iPod (e não iMusic, iSong, etc) e portanto não se restringe à música, a novidade mais esperada são os novos modelos com tela colorida e suporte a fotografias digitais. Tanto um modelo com a mesma capacidade do anterior, 40GB, quanto o aguardado modelo de 60GB, estão disponíveis. Para navegar pelas fotos também utiliza-se a click wheel . As fotos podem ser vistas na pequena tela em modo de amostras (25 por vez) ou individualmente, além de poderem ser exibidas em um aparelho de TV. Nesse caso, é possível utilizar as músicas armazenadas no aparelho para compor uma apresentação. Não se sabe se transições como a “Cube” e “Dissolve”, que tanto agradam os usuários do iPhoto, estão presentes. A duração da bateria ao se ouvir música foi expandida para cerca de 15 horas, e 5 horas para a exibição de fotos com música.

Alias, a integração com o iPhoto é restrita. Para sincronizar as fotos com o iPod Photo deve-se utilizar a nova versão do iTunes (4.7). Isso facilita a portabilidade, já que o iPhoto não está disponível para a plataforma Windows, mas parece uma solução mal acabada: com os iApps, músicas deveriam pertencer ao iTunes e fotos ao iPhoto. No momento também não sabemos se os meta-dados utilizados pelo iPhoto, como o “rating”, as palavras chave e a descrição das fotos, também são sincronizados com o iPod. Os nomes de álbums utilizados pelo iPhoto, ou nos aplicativos Adobe Photoshop Album e Elements para PC, podem ser sincronizados com o aparelho.

Ah, claro, e se suas músicas possuirem a arte das capas dos álbuns (cover-arts), o iPod as mostrará ao tocá-las.

Os primeiros iPod para Windows não utilizavam o software iTunes, disponibilizado somente mais tarde para a plataforma. Podemos esperar, então, um iPhoto para Windows no futuro? Dificilmente, já que o iTunes serve como veículo para a iTunes Music Store, e um iPhoto para Windows não traria nenhum benefício direto a Apple. É uma pena, pois o iPhoto é uma daquelas tecnologias da Apple que é simples e faz bem o que se propõe, e portanto poderia servir de evangelismo aos usuários da “outra plataforma”.

Com preços de 499 dólares (40GB) e 599 dólares (60GB), é de se ver se alcançarão o mesmo sucesso dos iPods originais. Vale lembrar, porém, que no lançamento dos primeiros iPods, o preço também era sempre trazido como o motivo pelo qual eles não teriam sucesso no mercado.

2 comentários em “Apple lança novos iPods: tela colorida e temático

  • 5 de novembro de 2004 em 12:45
    Permalink

    Se não me engano, a Belkin faz um acessório para sincronizar a sua câmera digital com o iPod. Acho que a idéia do iPod Photo é só um motivo para dotar o iPod de uma tela colorida, para depois acrescentar recursos novos.

  • 4 de novembro de 2004 em 8:43
    Permalink

    Acho que esse iPod só vai ganhar sua real utilidade quando as câmeras digitais poderem dar sync diretamente com ele, ai sim ele será bastante útil.. Mas por enquanto, só para transferir fotos do computador para lá, achei meu superfluo. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *