Apple lança Wireless Online Store no Japão

Dias atrás, não sabia exatamente o que fazia a tal NTT DoCoMo Inc. do Japão – empresa citada em alguns sites de rumores como parceira ou até mesmo adquirida pela Apple.

Pois em matéria do MacCentral de hoje, eis que surge a GRAAANDE novidade: a Apple lança sua primeira Apple Store Online via WAP para celulares e handhelds suportados pela tecnologia da NTT DoCoMo.

Seria essa iniciativa um exagero? Afinal de contas, devido à interface tão minimalista e desprovida de complexidade gráfica e de uma tela grande, a quantidade de cliques e o tamanho da rolagem para comprar um Mac via celular obrigam o usuário a perder muito mais tempo do que na tela do computador. Além disso, a taxa de transferência de dados num celular é bem mais baixa do que via banda larga.

Contudo, o Japão possui “apenas” 72 MILHõES de assinantes de serviços WAP. Lá na terra do sol nascente, o poder aquisitivo é alto, o japonês é consumista e as últimas três gerações são predominantemente geeks. Como o povo japonês é extremamente honesto e metódico, questões de segurança não são problema. Finalmente, grande parte dos japoneses adquire celulares 3G (mais rápidos e multifreqüência), com tela grande e colorida.

Creio que o próximo passo seja atingir a Coréia do Sul, cujas características são muito semelhantes às dos nipônicos no que tange ao consumo de tecnologia de ponta.

Aliás, especula-se ainda que a Apple também esteja preparando o novo QuickTime para oferecer serviço de assinatura de programas e canais de transmissão via satélite pela internet, seja ao vivo, on demand ou via web/pod casting. Parece que a grande maioria dos canais disponíveis nesse formato de transmissão está justamente na posse de empresas que comandam os satélites na Coréia do Sul e no Japão, com cerca de 110 canais de conteúdo japoneses e 70 sul-coreanos.

Junte-se a essas duas tecnologias o tal aparelho a la TiVo que a Apple deverá lançar talvez ainda em 2005 (embora creia que este seja o One More Thing da MWSF 2006) e temos um grande cavalo de Tróia para invadir – e dominar – corações e mentes de pecezeiros, justamente no momento em que a M$ parece estar concentrando seus esforços no mesmo segmento.

É Jobs fechando o cerco na concorrência através do Digital Hub/Digital Lifestyle! 😉

Esperemos e torçamos! 🙂

Helio Sassen Paz

Digital Lifestyle. Cyberculture. Post-Modernism. Information Society. Graphic User Interface. Apple. Virtual Communities. Grêmio FBPA. Arts. Music. Movies.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *