Apple libera última atualização do Panther

Às vésperas do lançamento do Tiger, versão 10.4 do Mac OS X, a Apple liberou mais uma atualização para o Panther, com algumas melhorias e reparos importantes para o sistema e aplicativos.

Atenção: esta atualização corrige o problema que faz com que a iniciação do sistema demore exageradamente se o usuário tiver um grande número de fontes instaladas, que começou a acontecer a partir da versão 10.3.6.

Outra atualização importante foi a versão 1.3 do Safari, que utiliza a mesma base do novo Safari RSS (versão 2.0) que será lançado com o Tiger. Com isto, a performance no carregamento de páginas deve aumentar substancialmente, assim como a execução de Java e JavaScript. Além disto, foram corrigidos vários bugs, incluindo problemas no acesso a alguns websites como msnbc.com, mail.yahoo.com, ticketmaster.com e outros, que mostravam alertas “bad server response” erroneamente. Também foram adicionados certificados-raiz Verisign, VISA e RSA, para aumentar a confiabilidade na navegação em sites seguros.

Atenção: houve relatos de usuários que tiveram problemas após fazer esta atualização em suas máquinas, aplicativos Java pararam de funcionar. Para minimizar os problemas na instalação, faça o download em separado e instale a atualização sem nenhum aplicativo rodando. Para aqueles que tiveram problemas com Java, sugere-se reinstalar o Software Update 2005-002.

Mais melhorias nesta atualização:

Finder
– corrige uma situação na qual arquivos copiados podiam ficar fragmentados desnecessariamente quando se copiava mais de um arquivo ao mesmo tempo
– corrige alguns problemas na montagem de imagens de disco de mais de 4,7GB

Hardware
– corrige o comportamento errático de alguns trackpads de PowerBooks G4
– adiciona um novo script “Apple Internal 56k Modem (v.32)”
– corrige um problema que causa um “Kernel Panic” quando alguns PowerBook G4 voltam de repouso

Aplicativos
– Stickies: agora as janelas podem ser minimizadas; conserta problemas na criação de novos lembretes
– Mail: corrige alguns problemas de formatação HTML ao responder mensagens

A atualização pode ser feita a partir do “Software Update” ou na página de suporte da Apple: http://www.apple.com/support/downloads/macosxcombinedupdate1039.html.

Saiba mais
Surfin’ Safari: Safari 1.3

(Com colaborações de Francisco Pires e Roberto Drebes.)

Marco Andrei Kichalowsky

Editor-chefe do macnarama.com, é applemaníaco e trabalha com produtos Apple desde 1993. Foi presidente do Brasil Apple Clube durante 10 anos e colaborador da saudosa Macmania e sua herdeira MAC+ até o fim da revista em 2015.

Um comentário em “Apple libera última atualização do Panther

  • 18 de Abril de 2005 em 2:21
    Permalink

    Grupo de discussão em português para usuários brasileiros do WordPress, ferramenta excelente para a criação e edição de weblogs. O objetivo deste grupo é levantar dúvidas, trocar experiências, divulgar dicas e truques e comentar quaisquer assuntos relacionados ao WordPress. Sua participação é muito bem-vinda.
    Inscreva-se…
    http://groups.yahoo.com/group/wpbrasil/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *