Começa hoje a WWDC 2005

[WWDC 2005]Depois do lançamento adiantado do Tiger, a grande novidade do congresso anual de desenvolvedores é o boato de que a Apple estaria migrando sua arquitetura para processadores Intel, abandonando a IBM, sua parceira desde 1994.

O rumor é confirmado por vários jornais como News.com que afirma que a Apple “planeja mudar sua linha doméstica para Intel a partir do segundo semestre de 2006 e a linha profissional em meados de 2007”.

O Wall Street Journal já havia comentado no mês passado que a Apple estaria “considerando” a mudança, mas muitos analistas declararam ser uma jogada de risco para a empresa. Esta mudança geraria uma demanda enorme de trabalho para os desenvolvedores, já que eles teriam que reescrever seus programas que funcionam adequadamente na plataforma PowerPC hoje em dia.

O Inquirer confirma enfaticamente o boato e ainda reporta que a Apple já teria praticamente fechado com a AMD, como alternativa à Intel.

Apesar de não oferecer subsídios para quem adota seus chips como a Intel, a IBM faz grandes investimentos na área de processadores Power, que é a base para muitos de seus produtos. O Power também é considerado um processador fantástico pelos especialistas, apesar de seus problemas com tempo de latência de memória, por exemplo.

Há de se relevar porém, um problema de compatibilidade Hardware IBM x Software Apple, já que o Mac OS X não utiliza plenamente as capacidades do Power, faltando um bom caminho a ser percorrido para que o sistema da Apple tire o máximo da arquitetura da IBM.

Mesmo assim, acredita-se que esta mudança não teria a ver com problemas técnicos, mesmo com a divulgação de alguns benchmarks revelando que os PowerMacs G5 não são tão rápidos quanto os PC equipados com o Intel Xeon.

Um segundo ponto é a possibilidade de seu PowerBooks utilizarem chips não-IBM, algo não comentado pelos jornais citados. É sabido que os G5 têm grandes problemas de temperatura, tornando-os inviáveis para os portáteis da Apple. Talvez o movimento da Apple seja em busca desta solução, para colocar novamente os PowerBooks como os computadores portáteis mais rápidos e leves do mercado.

Verdade ou não, só saberemos dentro de algumas horas, quando Steve Jobs começar sua palestra de abertura, marcada para 10 horas da manhã (14 horas pelo horário de Brasília).

Saiba mais
News.com: Apple to ditch IBM, switch to Intel chips
The Inquirer: Apple will switch to X86 processors
AnandTech: No more mysteries: Apple’s G5 versus x86, Mac OS X versus Linux

Marco Andrei Kichalowsky

Editor-chefe do macnarama.com, é applemaníaco e trabalha com produtos Apple desde 1993. Foi presidente do Brasil Apple Clube durante 10 anos e colaborador da saudosa Macmania e sua herdeira MAC+ até o fim da revista em 2015.

Um comentário em “Começa hoje a WWDC 2005

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *