Creative recebe patente de tocador MP3

[Creative Players]O BBC News noticia que a Creative, uma das principais concorrentes da Apple, produtora dos tocadores digitais Nomad, Zen e MuVo, foi agraciada com o registro de patente de uma interface que muitos tocadores MP3 usa, incluindo o iPod. A patente diz respeito à maneira que os arquivos são organizados e a navegação pelas músicas. A própria Creative declara que “a patente aplica-se aos seus tocadores, mas também a alguns produtos concorrentes como o iPod e o iPod mini da Apple”.

Comenta-se que é certo que a Creative vai tentar capitalizar em cima de um erro da Apple. No final de 2002 a empresa já teria tentado registrar a patente da interface do iPod, mas o registro foi recusado. O iPod foi lançado em outubro de 2001.

A “Zen Patent” da Creative data de janeiro de 2001, e segundo a própria, o registro de patente foi aceito em agosto daquele ano. “O primeiro tocador digital portátil baseado na interface de usuário coberta pela Zen Patent foi o nosso Nomad Jukebox MP3 player” declara Sim Wong Hoo, CEO da Creative. A empresa foi uma das primeiras a lançar tocadores digitais, mas perdeu muito quando a Apple lançou iPod. Recentemente, em uma de suas declarações, o CEO havia “declarado guerra” aos seus competidores, especialmente a Apple.

Esta patente pode ser a primeira das muitas cartadas que a Creative pode ter na manga para reconquistar o “seu” mercado.

Saiba mais
BBC News: Creative wins MP3 player patent
Slashdot: Creative Has MP3 Player Interface Patent
Creative: Creative Awarded U.S. Patent On Its Invention Of User Interface For Portable Media Players (Press Release)

Marco Andrei Kichalowsky

Editor-chefe do macnarama.com, é applemaníaco e trabalha com produtos Apple desde 1993. Foi presidente do Brasil Apple Clube durante 10 anos e colaborador da saudosa Macmania e sua herdeira MAC+ até o fim da revista em 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *