Criador do iPod não tem dinheiro para comprar um

Kane Kramer - photo by Steve Nicholson, Daily MailUma curiosidade a respeito do iPod destaca-se nas páginas do tabóide inglês Daily Mail: recentemente a Apple reconheceu que o verdadeiro criador do iPod é o britânico Kane Kramer, que criou o aparelho no final dos anos 70, quando tinha 23 anos. Hoje Kramer tem 52, e diz que não tem dinheiro nem para comprar o famoso MP3 player que ele criou.

Na verdade, este reconhecimento faz parte de uma estratégia da Apple em uma disputa judicial. A empresa Burst.com alegou na justiça que tinha patentes de tecnologias do iPod e exigia parte do faturamento da Apple com o aparelho. Com o consentimento de Kramer, a Apple mostrou desenhos e patentes antigos do início dos anos 80, com os quais quer provar que a invenção é mais antiga do que a Burst imagina. Kramer inclusive serviu de testemunha para a Apple, dizendo que era o verdadeiro autor do equipamento.

O vô do iPod foi criado no ano de 1979, e era capaz de armazenar apenas 3,5 minutos de música. Na época, Kramer fechou um acordo com uma empresa para desenvolver o produto. Mas este contrato foi rompido em 1988 e ele perdeu o controle sobre a tecnologia por não ter dinheiro para renovar as patentes.
Kramer está negociando com a Apple um valor por sua criação, mas até agora, o inventor só recebeu apenas uma compensação pela participação no julgamento e um iPod, que segundo o jornal britânico, já quebrou.

Saiba mais
Daily Mail Online: Apple admit Briton DID invent iPod, but he’s still not getting any money
Folha Online: Apple reconhece que britânico é o verdadeiro criador do iPod

Marco Andrei Kichalowsky

Editor-chefe do macnarama.com, é applemaníaco e trabalha com produtos Apple desde 1993. Foi presidente do Brasil Apple Clube durante 10 anos e colaborador da saudosa Macmania e sua herdeira MAC+ até o fim da revista em 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *