Da série Idiossincracias do mundo Wintel (ou Por que eu gosto da Apple)

O site da Microsoft é mais uma prova do jeito Bill Gates de ser: “deixa que eu faço para ti, tu não sabes fazer” ou pior “deixa que eu adivinho o que tu queres fazer e depois de eu adivinhar, tu não vais fazer nada a não ser isto”.

Eu tenho instalado no PC da Elipse o Office 97, versão em inglês, por diversos motivos que não vêm ao caso. Meu S.O. é o Windows XP, em português. Pois bem, estou com alguns problemas no Word (quando eu salvo, ele perde as figuras) e pensei que poderia ser um bug. Resolvi visitar o site da Microsoft para baixar algum eventual remendo.

Bem, além do site da Microsoft ser muito difícil para encontrar qualquer download, quando eu peço para listar as atualizações para o Office 97, o site mostra os downloads em português, mesmo a partir do site em inglês. Sim, eu não consigo indicar que a minha versão é em inglês, e por isto, preciso das versões em inglês. E o pior, quando eu finalmente consigo chegar no arquivo (na lista em português), mudar a língua (para baixar a versão em inglês) e baixar o tal, qualquer link que tiver na página (que está em inglês!) me leva à lista de downloads em… PORTUGUÊS!

O que isto significa? Que eu tenho que fazer novamente todo o caminho desde o começo, para chegar ao próximo arquivo para atualizar (são quatro, a MS não disponibiliza um remendo com todos os anteriores). Fora as informações confusas. O SR-2 (Service Release) contém as atualizações do SR-1, mas o SR-2b (que supostamente é uma atualização do SR-2) não tem. Então, tu tens que baixar o SR-1, instalar e depois instalar o SR-2b, a não ser que queiras instalar o SR-2, que já inclui o SR-1 e adivinhar qual é o próximo SR a instalar, SR-2, SR-2b ou qualquer outro remendo separado (das dezenas de downloads para o Office 97 que existem).

Para quem quiser saber: o jeito Apple/Macintosh de ser é: “veja como é fácil fazer isto! Tenta aqui!”. O Mac tenta deixar as coisas mais fáceis, te indica as direções e te ajuda a decidir, não decide as coisas para ti. A seção de Suporte Técnico da Apple te lista sempre a última atualização e tu tens duas opções: baixar a atualização cumulativa ou a atualização separada. Puxa! Eu posso decidir! Posso dizer qual língua!

Acho que dá para notar que isto faz toda a diferença…

Marco Andrei Kichalowsky

Editor-chefe do macnarama.com, é applemaníaco e trabalha com produtos Apple desde 1993. Foi presidente do Brasil Apple Clube durante 10 anos e colaborador da saudosa Macmania e sua herdeira MAC+ até o fim da revista em 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *