Davi contra Golias

Depois do Lindows, a Microsoft ganha mais um adversário contra o seu “monopólio”. A empresa filipina SpecOpS Labs está desenvolvendo um produto chamado David, que tem como objetivo principal estabelecer uma plataforma para servir como uma alternativa viável ao Windows.

A versão 1.0 do David será um middleware que vai rodar sobre o Linux e vai permitir que se execute evetualmente qualquer software Windows, criando um ambiente que serve de intermediário entre o sistema operacional e o aplicação, semelhante ao que acontece com software WINE. A intenção da SpecOpS porém, é de incorporar um sistema operacional completo em seu software, eliminando virtualmente a necessidade de se ter o Linux instalado, exceto para iniciar o computador e carregar o David.

Apesar de não ficar muito claro o funcionamento do software, a notícia já gerou um certo rebuliço no mercado, em vista das declarações de apoio da IBM à empresa filipina. Mesmo assim, isso não foi um motivo forte para a Microsoft fazer algum movimento contra a SpecOpS, da mesma maneira que está caçando a Lindows (que agora irá se chamar “Linspire”), por plágio e uso ilegal de sua “propriedade intelectual”.

Mais informações:
SpecOpS: Projeto DavidTerra: Empresa cria programa que executa aplicativos do Windows no Linux
Manila Bulletin Online: ‘David’ meets software’s ‘Goliath’
INQ7.net: Microsoft mum on ‘threat’ from RP software firm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *