Dell tem interesse no Mac OS X

“Se a Apple decidir abrir o Mac OS para outros, nós ficaríamos felizes em oferecer a nossos clientes”, é o que declarou Michael Dell em um e-mail a David Kirkpatrick, da Fortune.

Esta declaração nos traz de volta a discussão sobre os clones: Jobs seria capaz de ir contra seu primeiro fundamento quando criou o Mac? A Apple vai abrir mão de ter o controle de toda uma solução de computação pessoal? Ser apenas uma empresa de software trará lucro para Apple? Os futuros Macs terão arquitetura IBM/PC? A Apple quer se desfazer de seu negócio de hardware?

De fato, o que não faltam são fabricantes de hardware interessados em fugir do domínio da Microsoft, que atualmente tem grande controle sobre seus negócios. Em geral, estas empresas querem ter uma segunda opção. Avistamos então uma possibilidade da Apple licenciar seu sistema apenas para fabricantes que estivessem comprometidos com diretrizes traçadas por ela própria. Poderia ser uma arquitetura de referência somada a um preço muito baixo.

Antes de 2006 e do Leopard, tudo será apenas especulação, que está gerando grande comoção do mercado.

Saiba mais
Fortune: David Kirkpatrick: Dell Says He’d Sell Apple’s Mac OS
Ars Technica: Dell interested in Mac OS X

Marco Andrei Kichalowsky

Editor-chefe do macnarama.com, é applemaníaco e trabalha com produtos Apple desde 1993. Foi presidente do Brasil Apple Clube durante 10 anos e colaborador da saudosa Macmania e sua herdeira MAC+ até o fim da revista em 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *