Dica: Como faço para assistir filmes do meu MacBook Air na TV?

Queria perguntar se posso assistir filme do computador na minha TV Samsung LCD. Como faço? Que cabo preciso comprar?

Graça

Prezada Graça:

Pode, sim! Para isso, precisa comprar um adaptador que conecte o vídeo do seu MacBook Air ao televisor e um cabo estéreo, que conecte a saída de fone de ouvido do seu Mac ao televisor também.

Primeiro, o vídeo. Supondo que sua TV tem um conector VGA, é necessário um adaptador Mini DisplayPort para VGA, como este da Apple. Plugue o adaptador no Mac e depois utilize um cabo VGA para VGA para conectar o Mac na porta VGA do televisor.

Para ter o som pela TV, verifique se próximo ao conector VGA, o televisor tem uma entrada de áudio para um plug de fone de ouvido comum.
Caso positivo, é só comprar um cabo que tenha este conector nas duas pontas: uma para ligar no Mac e a outra para ligar na TV. Se você não ligar este cabo, o som virá das caixas de som embutidas no Mac.

Conecte tudo e o Mac vai reconhecer a saída externa de TV e vai deixar você configurar o televisor como se fosse a tela de seu Mac.

Bom proveito!

Marco Andrei Kichalowsky

Editor-chefe do macnarama.com, é applemaníaco e trabalha com produtos Apple desde 1993. Foi presidente do Brasil Apple Clube durante 10 anos e colaborador da saudosa Macmania e sua herdeira MAC+ até o fim da revista em 2015.

9 comentários em “Dica: Como faço para assistir filmes do meu MacBook Air na TV?

  • 29 de Março de 2016 em 13:00
    Permalink

    Luís,

    Se a TV tem espelhamento só para dispositivos Samsung, não há muito o que fazer.

    De qualquer maneira, eu tenho um MacBook Air e conectei na minha TV Sony com sucesso, através do HDMI. Só tive que reiniciar o computador para ele detectar que a TV estava conectada.

    Qual o OS X estás usando?

  • 5 de Maio de 2015 em 22:29
    Permalink

    Gente, comprei hoje um adaptador thunderbolt – HDMI, um cabo HDMI e quando conectei meu MacBook Air OS X Yosemite com minha Smart TV Samsung Full HD… nada acontece. A TV tem um recurso de espelhamento de tela, mas só para dispositivos Samsung. O que faço??

  • 14 de setembro de 2014 em 21:06
    Permalink

    Gente, muito bom o post.
    Eu tenho um Macbook Pro e consegui assistir a filmes na tv pelo notebook.
    O meu problema é que a tela fica espelhada nos dois aparelhos (notebook e tv).
    Eu já tive um Sony Vaio que eu conseguia fazer com que a tela aparecesse somente na tv. E isso eu gostaria de fazer, já que, ao menos aparentemente, economizaria a bateria.
    Alguém sabe como fazer para a tela aparecer só na tv e ficar “apagada” no Mac?

  • 10 de dezembro de 2013 em 9:48
    Permalink

    Heleno, concordo com você. Mas tentei fazer isso e apenas o vídeo do filme HD que estava no meu HD Externo passou para a TV. O Áudio só saía do Macbook Air.
    Usei o Apple TV como “espelho” do computador.
    Saberia informar o motivo? Alguma sugestão?
    Abs

  • 23 de outubro de 2013 em 20:08
    Permalink

    bem mais fácil e agradável seria usar uma apple TV. (99usd) um adaptador custa 30usd, e um cabo VGA custa mais uns 20usd. um cabo P2 também não sai por menos de 10usd… no final a pessoa gasta uns 60usd pra ficar com o computador cheio de fio, conectado junto a tv, podendo fazer um streaming pela apple tv em 1080p, e ainda ficar com o computador no sofá livremente. sem maus contatos, sem dificuldades com audio e imagem e sem fios.
    Pode até não ser a solução mais barata, principalmente porque o preço em reais das coisas é sempre assutador… mas é uma solução mais confortável – te garanto! eheheh

  • 19 de setembro de 2013 em 10:15
    Permalink

    Caro Roni,

    O cabo está funcionando corretamente? Tente testar em outros aparelhos. Às vezes, há um mau-contato!

  • 19 de setembro de 2013 em 10:14
    Permalink

    Caro Geraldo,

    Seu Mac pede uma senha para entrar? Talvez ele esteja configurado assim. Entretanto, me parece que você está se referindo ao *fundo* de tela, não à proteção de tela (que deveria desaparecer logo que o Mac saísse do repouso).

    Nesse caso, a tela do televisor está como uma extensão de sua tela. Para mudar isso, entre nas Preferências do Sistema (menu da maçã) e depois em Monitores e peça para a TV “espelhar” sua tela do Mac.

  • 8 de Fevereiro de 2013 em 18:07
    Permalink

    Fiz a conexão do cabo p2 p2 para a saída de som, mas n funcionou. Tenho que configurar alguma coisa na tv ou no mac?

  • 23 de novembro de 2012 em 11:44
    Permalink

    Prezados Senhores,
    Gostaria de saber como proceder para assistir um filme de meu MacBook Pro (IOS 5) na TV, ocorre que comprei os cabos necessários, um HDMI e o respectivo adaptador para o mac, só que quando conecto o computador na tv, somente aparece a tela de proteção da mesa de trabalho.
    Grato, Geraldo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *