Gravadoras pressionam Apple

A Apple está correndo o risco de perder algumas parcerias fortes na sua iTunes Music Store. Isto porque as gravadoras estão pressionando a Apple para que haja uma mudança na política de preços da loja virtual.

A idéia é trocar o modelo de preço único por outro que valorize as músicas por sua popularidade. Isto significa que um novo hit poderia ser lançado por um valor mais alto (US$ 1,49 por exemplo) e antigas canções poderiam custar bem menos que os atuais US$ 0,99.

Um dos resultados deste conflito já apareceram na abertura da iTunes Music Japan: duas das maiores gravadoras do mundo, a Sony e a Warner, recusaram-se a licenciar seus artistas para a loja.

Alguns executivos do mundo musical acreditam que o aumento de preços pode resultar em um movimento contrário, com os usuários voltando a procurar músicas em redes ilegais (mas gratuitas) de troca de arquivos P2P.

Saiba mais
The New York Times: Apple, Digital Music’s Angel, Earns Record Industry’s Scorn
Slashdot: iTunes Might Lose Labels

Marco Andrei Kichalowsky

Editor-chefe do macnarama.com, é applemaníaco e trabalha com produtos Apple desde 1993. Foi presidente do Brasil Apple Clube durante 10 anos e colaborador da saudosa Macmania e sua herdeira MAC+ até o fim da revista em 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *