Haiku OS, clone do BeOS, está disponível para download

BeOS-desktop

Já está disponível para download a primeira versão alfa do Haiku OS, criado por fãs em 2001 como uma tentativa de ressuscitar o BeOS. O objetivo desta primeira versão é fornecer um ambiente para testes e desenvolvimento e, em vista dos possíveis problemas e falta de recursos, não pode ser usada como uma opção para o dia-a-dia.

Para quem não sabe, o BeOS quase se tornou o sistema operacional do Mac, no final da década de 90. Com o fracasso do projeto Copland, que visava tornar o Mac OS 9 um sistema operacional mais moderno, a Apple iniciou uma busca por alternativas. Conhecido por seu excelente desempenho, principalmente em relação a multitarefa e multimídia, o BeOS, criado por Jean-Louis Gassée (ex-executivo da Apple da década de 80), foi uma das opções consideradas.

Um guia no site oficial detalha o processo de instalação passo-a-passo, do particionamento dos discos à criação de um sistema de “dual-boot” com outro sistema operacional. O disco de instalação tem 164 MB e pode ser baixado diretamente a partir do site oficial, em www.haiku-os.org.

[Via MAC+]

Marco Andrei Kichalowsky

Editor-chefe do macnarama.com, é applemaníaco e trabalha com produtos Apple desde 1993. Foi presidente do Brasil Apple Clube durante 10 anos e colaborador da saudosa Macmania e sua herdeira MAC+ até o fim da revista em 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *