Como configurar o layout de teclado no Mac OS X?

Ha pouco tempo reformatei o mac e novamente instalei o windows na particao. Porem nao estou conseguindo configuar o teclado. Por exemplo: a tecla @ no mac passa para ” no windows, ou seja, acentuacao tanto no mac como no windows nao estao sendo encontrados! (nao consegui acentuar nada neste e-mail, usando o Entourage)

Qual ‘e o caminho das pedras?

Milton Carvalho

Caro Milton:

Temos dois tipos de teclados utilizados nos Macs brasileiros: padrão português e o padrão americano. Se teu teclado tem cê-cedilha, utilize o layout de teclado português, já incluído no sistema.

Como tu estás rodando o OS X 10.5 Leopard, se teu teclado não tem o cê-cedilha, terás que utilizar o teclado US International, produzido por Rainer Brockerhoff. Baixe o arquivo no site do desenvolvedor, instale em seu Mac e reinicie a máquina.

Instalar o layout de teclado no Mac significa:

1) Baixar o arquivo USI12.dmg do site do Rainer.
2) Montar o volume, clicando 2x no arquivo recém-baixado.
3) Pegar o arquivo chamado “U.S. International” (com o ícone da bandeirinha) e arrastar para a pasta Macintosh HD:Biblioteca:Keyboard Layouts.
4) Reiniciar o Mac.

teclados-apple-mac

A partir do OS X 10.6, a Apple incluiu o leiaute “EUA Internacional – PC” que permite usar o teclado americano com a acentuação estilo Windows, batendo na aspa simples para chamar o acento agudo e teclando nos outros acentos antes de teclar a letra acentuada desejada.

Para mudar os leiautes, tens que acessar o painel “Internacional” nos sistemas antigos ou “Teclado” nas versões mais novas das Preferências do Sistema. Escolha a seção “Menu de Entrada” ou “Leiautes de Teclado” e marque o leiaute desejado (o leiaute EUA vai ficar sempre ligado).

Note que uma bandeirinha deverá aparecer no Menu do Sistema (barra cinza no topo da tela). Tenha certeza que a bandeirinha que aparece é o leiaute de teclado que desejas.

No Windows, deverás encontrar o painel de controle para fazer estas mesmas escolhas.

Marco Andrei Kichalowsky

Editor-chefe do macnarama.com, é applemaníaco e trabalha com produtos Apple desde 1993. Foi presidente do Brasil Apple Clube durante 10 anos e colaborador da saudosa Macmania e sua herdeira MAC+ até o fim da revista em 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *