Motorola ROKR 2 não tem mais iTunes

As novidades do celular Motorola E2 (versão atualizada do ROKR) são: câmera digital de dois megapixel, cartão de memória removível de até 2 GB, um OS baseado no Linux e um reposicionamento mais intuitivo dos botões de interação com as músicas.

Contudo, a parceria com a Apple parece ter sido desfeita, pois o ROKR 2 não tem mais o iTunes.

Enquanto isso, o Nokia N90 é o primeiro celular que vem com uma câmera digital com uma resolução e qualidade de imagem decentes. O Motorola E2 tem uma capacidade de memória e botões específicos para interagir com as músicas de uma maneira mais intuitiva.

Pessoalmente, acho que celular é pra falar, agenda e compromissos. Não vale a pena torrar bateria ouvindo rádio, MP3 ou tirando fotos, pois todas essas funções são capengas em um aparelho cuja função dominante é a de comunicação e organização pessoal de compromissos. Contudo, parece que é mais fácil convencer as pessoas a usarem um produto de 1001 utilidades (donde 998 são ruins) por causa de sua portabilidade ao invés de usarem um produto específico e
bem melhor para cada uma dessas 1001 utilidades.

Enfim, as tentativas da indústria de celulares estão, por enquanto, excluindo Apple, Microsoft, Real Networks, Napster e as majors da jogada. É um novo movimento de peças nesse jogo. Em princípio, acredito que a Apple tende a melhorar e a crescer em si mesma a partir de uma espécia de TiVO + Mac mini + iPod + iTunes + iTunes Multimedia Store + majors + network TVs e que a Microsoft vai incomodar com uma proposta parecida.

Se a peça transcorrer nesse mesmo palco que está sendo desenhado agora, a Real Networks é o player que deverá sofrer o maior baque. Por outro lado, a AMD lançará em breve o seu Live, que trata-se de um media center com processador AMD 64 bit dual core para ser utilizado em múltiplos ambientes. Motorola, Microsoft e Broadcom já fecharam acordo com a AMD.

Esperemos então o “TiVO killer” da Apple, que, sem sombra de dúvida, terá uma interface mais acessível e já conta com um rspeitabilíssimo acervo de conteúdo pago em parceria com vários pesos-pesados da mídia mundial.

Se isto ocorrer, quanto à Real, esta já vai tarde. Sem dó e sem deixar saudade.

Helio Sassen Paz

Digital Lifestyle. Cyberculture. Post-Modernism. Information Society. Graphic User Interface. Apple. Virtual Communities. Grêmio FBPA. Arts. Music. Movies.

Um comentário em “Motorola ROKR 2 não tem mais iTunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *