Novo iMac: uma verdadeira central de entretenimento

A Apple conseguiu. No outro lançamento do dia, a empresa finalmente transformou o computador em hub multimídia. O novo iMac G5, além de estar mais reforçado, traz novidades marcantes. A primeira, é a adição do controle remoto Apple Remote, desenhado especialmente para controlar a segunda novidade, o software Front Row (Linha de Frente). Juntos, eles definitivamente transformam o Mac em uma central de entretenimento.

O Front Row é um software que funciona como uma capa por cima do Mac OS X, e permite navegar, escolher e reproduzir vídeos, música, fotos e DVD numa interface muito semelhante ao do iPod. Apertando a tecla “Menu” do Apple Remote, o software vem à frente, ocupando toda a tela com ícones e títulos grandes. Basta escolher o ícone da mídia desejada e depois navegar pelos arquivos em listas iguais aos menus do iPod. Se desejar, o usuário pode ainda entrar na iTunes Music Store, comprar o episódio do seu seriado favorito e assistir na tela de seu Mac. Tudo de maneira fácil e transparente, sem a necessidade de configuração anterior.

Olhamos para o hardware. Com o mote “Emoticons são tão século passado…”, o novo iMac G5 agora traz embutida uma iSight, posicionada na frente do Mac. Além da utilidade óbvia no iChat e assemelhados, a Apple apresentou o Photo Booth (Cabine Fotográfica) que funciona como aqueles cabines dos shoppings onde tiramos fotos. O software tem diversos filtros como Sépia, Raio-X e outros, e se comunica com o Apple Mail e a Agenda, para citar alguns.

Outra adição importante foi um novo processador G5 de 1,9 (ou 2,1) GHz, e uma placa de vídeo ATI Radeon X600 Pro (ou XT) de 128MB VRAM, que dá mais agilidade para executar as tarefas. Para finalizar, o novo Mighty Mouse está presente no pacote. Tudo isto pelos mesmos US$ 1.299.

Se continuar nesta seqüência, os macmaníacos nem vão lembrar que em 2006 ainda teremos outra revolução: os Macs Intel.

Saiba mais
Apple: Now showing. The new iMac G5.
Apple: iMac G5 – Front Row
Apple: iSight – Smile.

Marco Andrei Kichalowsky

Editor-chefe do macnarama.com, é applemaníaco e trabalha com produtos Apple desde 1993. Foi presidente do Brasil Apple Clube durante 10 anos e colaborador da saudosa Macmania e sua herdeira MAC+ até o fim da revista em 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *