O Blogger está mais amigo do Mac

Recentemente, a máquina de blogs mais famosa da Internet recebeu uma atualização e isto foi uma boa notícia para os macmaníacos. A nova interface do Blogger está mais fácil de operar e com mais recursos, mas o que tem de melhor é o aumento da compatibilidade com o Mac.

Na versão anterior, era praticamente impossível postar alguma coisa usando a interface completa, em qualquer navegador. Os usuários de Mac tinham que se restringir à interface simples, que era basicamente um editor de texto sem nenhum recurso extra.

Na nova versão, várias ações estão à mão em uma barra de ferramentas, com botões para se colocar negrito, itálico, links e fazer correção ortográfica, além de ser fácil de subir imagens ou outros arquivos, através do botão [Upload File…].

As ferramentas funcionam muito bem, contanto, é claro, que se use o navegador correto. Infelizmente, o navegador do qual estou falando não é o Safari, o padrão dos Macs. Para desfrutar do poder da nova interface do Blogger, os usuários de Mac precisam utilizar um destes:

– Camino (http://www.mozilla.org/products/camino)
– Firefox (http://www.mozilla.org/products/firefox)
– Mozilla (http://www.mozilla.org/products/mozilla1.x)
– Netscape (http://channels.netscape.com/ns/browsers/download.jsp)

Curiosamente, estes navegadores têm o interpretador HTML originário do mesmo projeto, o que faz com que o seu desenho de páginas seja bastante parecido, senão igual. Parte daí o seu comportamento semelhante no site do Blogger.

Outros navegadores como o Internet Explorer da Microsoft, e o próprio Safari da Apple, também são compatíveis com o Blogger, mas alguns botões somem na interface de edição, apresentando um resultado próximo ao que se tinha antigamente. De qualquer maneira, houve melhorias, já que a interface se mantém estável e não começa a se “desintegrar” enquanto se edita um post. Para se utilizar estes navegadores porém, precisa-se conhecer um pouco de HTML.

Para os usuários do Mac OS 9, o Netscape é a solução óbvia, já que o Internet Explorer apresenta um resultado muito pobre. Outra vantagem do Netscape é de ter versões em inglês e português, em ambos sistemas (Mac OS 9 e Mac OS X). Outras versões do Netscape podem ser obtidas no arquivo de versões do site (http://wp.netscape.com/download/archive.html).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *