O que é firmware?

Um computador é tradicionalmente composto de dois elementos: hardware, que é o equipamento em si, e software, que são os programas e dados que permitem a utilização do computador. Firmware é uma combinação de hardware e software. São memórias de computador que tem programas ou dados gravados nelas. Em geral, estas memórias são do tipo ROM (Read-Only Memory ou Memória Somente de Leitura) que tem como característica principal não perder o seu conteúdo quando desligamos o Mac.

Nos Macintoshes atuais, são utilizadas ROM que permitem a regravação ou alteração do seu conteúdo. São as PROM ou EPROM. Desta maneira, os programas ou dados podem ser atualizados sempre que necessário, através de firmware update (atualização de firmware).

Existem diversos firmware updates que podem ser baixados no site da Apple, na seção de Downloads (http://www.apple.com/support/downloads/). Nesta seção é possível buscar as atualizações necessárias para cada equipamento. Muitos produtos da Apple possuem atualizações de firmware, como os iMacs, PowerMacs G3 e PowerMacs G4.

Versão do firmware
Algumas vezes será necessário saber a versão do firmware (também chamado de bootROM) do seu Mac. Em geral esta informação pode ser obtida através do “Apple System Profiler” ou “Visão Geral do Sistema”. Este software pode ser acessado através do botão “Mais informações” que está na opção “Sobre este Mac”, no menu da maçã. No Mac OS 9, este programa é acessado diretamente neste menu.

Open Firmware
Open Firmware é um nome genérico para um firmware que é adequado à norma 1275-1994 da IEEE. Entre outras características, o Open Firmware provê uma interface de dispositivos independente do computador usado (em geral, para placas PCI e AGP). Isto permite que fabricantes de placas de expansão suportem diversos tipos de computadores sem precisar desenvolver diferentes tipos de firmware específicos para cada um deles.

Em geral, não é necessário interagir com o Open Firmware, mas existem alguns casos específicos, por exemplo, quando o Mac mostra a mensagem “To continue booting, type ‘mac-boot’ and press return”. Neste momento, o usuário está comandando o Open Firmware hospedado no Mac.

Glossário
PROM: Programmable ROM, ou ROM programável
EPROM: Erasable PROM, ou PROM que permite ser apagada

Saiba mais
Apple: What is firmware?

Marco Andrei Kichalowsky

Editor-chefe do macnarama.com, é applemaníaco e trabalha com produtos Apple desde 1993. Foi presidente do Brasil Apple Clube durante 10 anos e colaborador da saudosa Macmania e sua herdeira MAC+ até o fim da revista em 2015.

7 comentários em “O que é firmware?

  • Pingback: O que é Firmware? « Tecnologia da Informação

  • 10 de Março de 2009 em 17:31
    Permalink

    Cara Julia:

    A última versão do MSN para Mac OS X é a versão 7, que podes baixar do site Mactopia. (Veja o texto publicado neste mesmo blog, http://www.macnarama.com/macnarama/?p=610).

    Saudações macmaníacas!

  • 5 de Março de 2009 em 14:17
    Permalink

    qual seriaa o melhor msn para o sistema mac ??

  • 5 de Março de 2009 em 14:17
    Permalink

    qual seriaa o melhor msn para o sistema mac ??

  • 13 de Abril de 2005 em 14:18
    Permalink

    Duas coisas:

    Primeiro, a apple é a única q permite atualizar esse frankstein de hard-soft, certo?

    Segunda, o firmware permite q a mákina receba softs ou hards q originalemente não poderiam receber, através da sua atualização…

    Certo?

    Ou viajei feio?

  • 13 de Abril de 2005 em 10:57
    Permalink

    Ola Marco!

    Só queria retificar que altualmente (deste os Macs G3) os tipos de ROM dos Macs, alias dos PCs também, são do tipo Flash ROM o que permite serem facilmente atualizadas. inclusive alguns vírus de PC tiram proveito disso para destruirem a BIOS.

    Abraços

    Carlos

  • 13 de Abril de 2005 em 10:54
    Permalink

    fantástico esse artigo! Agora vou esperar o outro de como fazer para atualizar esse tal de firmware! Valeu pela ajuda e parebéns pelo artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *