Quando um pombo-correio é mais rápido que a banda larga

Pombo Winston leva 4 GB de dados em 1 hora de voo
Pombo Winston leva 4 GB de dados em 1 hora de voo.

Você acha que sua banda larga é muito lenta? Pelo jeito, não tanto quando na África do Sul. Descontente com os serviços de seu provedor Telekom, a empresa de informática Unlimited IT propôs um teste inusitado: resolveu provar que um pombo-correio é mais rápido que utilizar a sbanda larga para enviar dados. Munido de um cartão de memória de 4GB amarrado em uma das pernas, o pombo Winston levou 1h08 para cumprir o trajeto de cerca de 80 km entre um escritório da empresa na cidade de Howick e outro na cidade costeira de Durban.

Durante o mesmo período, a empresa disse que enviou de um computador no primeiro escritório a outro no segundo os mesmos dados e apenas 4{2924376de9395e8cfc15acd815d9baaef6b6fe70f0a6744e7eb0f6aa07a10724} deles haviam sido baixados no destino nesse tempo via banda larga da Telekom. A Telekom se defendeu, declarando que não é responsável pela opção de velocidade da Unlimited IT. A provedora alegou ter feito várias recomendações para a melhoria dos serviços.

Pombo levou 1h08 para percorrer 80 km entre duas cidades
Pombo levou 1h08 para percorrer 80 km entre duas cidades

A “tecnologia” não é tão original

Um fato divertido sobre toda a história é que o transporte de dados digitais por pombos-correio não é exatamente novidade para quem segue de perto estes assuntos, segundo Stan Schroeder, editor para a Europa do site Mashable.com.

Conta o jornalista que “este tipo de transferência de dados foi definido como IP sobre Aves-Correio (IPoAC)” num documento redigido por D. Waitzman da Internet Engineering Task Force para o Dia da Mentira de 1990.

Entretanto, um grupo de usuários de Linux em Bergen, na Noruega, resolveram levar a cabo o projeto e foram os primeiros a “implementar” o “protocolo”, ao enviarem nove pombos ao encontro de uns servidores a poucos quilômetros de distância.

Em 2004, lembra ainda Schroeder, um grupo de entusiastas israelitas enviaram três pombos para cerca de 100 quilômetros de distância. Cada ave levava consigo 20 a 22 cartões de memória – 4GB no total -, tendo a operação sido concluída em quatro horas.

Jogada de Marketing

O correspondente da BBC na África do Sul, Andrew Harding, disse que a “corrida” foi uma jogada publicitária criativa da Unlimited, mas o resultado dá alguma indicação sobre o estado da banda larga no País e no continente africano como um todo.

Quanto a Winston, os provedores já estão propondo uma revanche.

[Via BBC Brasil]

Marco Andrei Kichalowsky

Editor-chefe do macnarama.com, é applemaníaco e trabalha com produtos Apple desde 1993. Foi presidente do Brasil Apple Clube durante 10 anos e colaborador da saudosa Macmania e sua herdeira MAC+ até o fim da revista em 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *