Os dez apetrechos que definiram a década

Confira a lista dos dez eletrônicos que definiram a década de 2000, segundo o saite Engadget:

1. Canon Digital ELPH (2000)
Deu início a popularização das câmeras digitais com bons recursos e preço baixo.

2. Apple PowerBook G4 (Titanium) (2001)
Como ocorreu outras vezes, a Apple estabeleceu mais um marco na história dos computadores portáteis, oferecendo a tela larga como padrão, aposentando os leitores de discos ópticos de bandeja e elevando o status dos portáteis de mera ferramenta de trabalho para objeto de desejo.

3. Apple Mac OS X (2000) / Microsoft Windows XP (2001)
Tanto a Apple como a Microsoft apresentaram, no começo da década, sistemas operacionais que estabeleceram um novo padrão para a computação. O XP trouxe um núcleo de sistema mais estável enquanto o Mac OS X foi uma guinada total nos computadores da Apple.

4. Apple iPod (2001)
Não foi o primeiro toca-MP3 e certamente não foi o mais barato, mas o iPod reformatou radicalmente a ideia de como a música digital deveria ser, com sua interface simples, visual original e integração com o iTunes.

5. TiVo Series2 (2002)
Não disponível no Brasil, a segunda série deste gravador de vídeo digital trouxe finalmente um substituto barato para o velho vídeo-cassete, revolucionando o setor de TV a cabo e deixando a operadoras de cabelo em pé.

6. Motorola RAZR V3 (2003)
Quando os celulares começaram a se tornar populares, a Motorola fez algo diferente: construiu um objeto de desejo que casualmente era um telefone.

7. PalmOne Treo 600/650 (2003/2004)
Muito antes da chegada do iPhone, a Palm produziu este smartphone que deixou os consumidores realmente enlouquecidos quando fotos do aparelho vazaram na Internet. O Treo foi responsável por introduzir uma série de recursos que são padrão de indústria hoje: correio eletrônico, Internet móvel, câmaras embutidas, sincronia fácil com o computador e comunidade de desenvolvedores disponibilizando aplicativos.

8. Microsoft Xbox 360 (2005)
Baixo preço, boa configuração e a possibilidade jogar via Internet foram as grandes forças deste console da Microsoft para bater e se manter à frente de seus fortes concorrentes: Playstation 3 da Sony e Wii da Nintendo.

9. Apple iPhone (2007)
A fusão dos tocadores digitais com os smartphones já havia sido ensaiada anos antes, mas o lançamento do iPhone foi o ponto de virada, mudando o jogo e definindo uma nova maneira de lidar com os telefones inteligentes.

10. ASUS Eee PC 900 (2008)
Quando a ASUS resolveu lançar um modelo de netbook com o Windows XP pré-instalado, iniciou o reinado dos miniportáteis, computadores pequenos e baratos que fizeram a diferença.

E para você? Quais foram os equipamentos que marcaram a década de 2000?

[Veja o artigo completo aqui.]

Marco Andrei Kichalowsky

Editor-chefe do macnarama.com, é applemaníaco e trabalha com produtos Apple desde 1993. Foi presidente do Brasil Apple Clube durante 10 anos e colaborador da saudosa Macmania e sua herdeira MAC+ até o fim da revista em 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *