Paintbrush, herdeiro do MacPaint

Saudades do MacPaint? Ou quer simplesmente um editor de imagens bitmap simples? Você não é o único. Os criadores do Paintbrush tinham justamente estes objetivos em mente, quando desenvolveram o software.

Paintbrush é um programa de pintura simples para Mac OS X, que evoca o Microsoft Paint e o falecido MacPaint, da própria Apple. Ele oferece aos usuários meios de produzir imagens simples de maneira rápida, algo que tem estado notamente ausente no Mac faz anos.

Quando a Apple lançou o Macintosh original em 1984, incluiu dois aplicativos: MacWrite e MacPaint. Vinte e cinco anos depois, todo o Mac continua incluindo um editor de texto básico, mas um programa de pintura simples é uma coisa do passado.

Daí entra o Paintbrush. O software pode abrir e salvar a maioria dos formatos mais comuns hoje em dia, incluindo BMP, PNG, JPEG, TIFF e GIF. Tem suporte total a transparências em formatos que proveem canal alfa (atualmente PNG e GIF). Também é possível copiar imagens de aplicativos como o Microsoft Office e o Apple iWork.

E o melhor, é gratuito, distribuído como software livre.

Para baixar e saber mais, acesse a página do programa no SourceForge: paintbrush.sourceforge.net.

[A partir de uma dica de @otaviocc]

Marco Andrei Kichalowsky

Editor-chefe do macnarama.com, é applemaníaco e trabalha com produtos Apple desde 1993. Foi presidente do Brasil Apple Clube durante 10 anos e colaborador da saudosa Macmania e sua herdeira MAC+ até o fim da revista em 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *