PowerMac G5: não tão rápido assim

[PowerMac G5]O último lançamento da Apple pode ter causado uma boa impressão na comunidade Mac, mas é só. Apesar de ser o deleite da comunidade gamemaníaca, equipando o Xbox da Microsoft e o Playstation da Sony, parece que o PowerPC não rende tão bem quando está encerrado na arquitetura da Apple.

Esta é uma conclusão que se pode chegar após examinar friamente os testes feitos pelo site Barefeats, famoso por seus benchmarks e comparações Mac x PC. O PowerMac G5 Quad aparece vencendo todos os testes, mas ele tem a vantagem óbvia de ser munido de quatro núcleos, não dois.

O interessante é o duelo entre Macs Dual-Core e PCs Dual-Core, onde até há um certo equilíbrio entre as plataformas. O que deve chamar a atenção é o desempenho do Athlon 64 X2 4400+ nos testes no Photoshop, onde o processador da AMD tem mais performance, apesar de estar rodando a um clock bem mais baixo (2.2 GHz contra 2.7 GHz do PowerPC).

Resta saber se os novos MacIntel terão uma performance condizente com toda a propaganda que se faz deles.

Saiba mais
Barefeats: SHOOTOUT: Dual-Core Macs versus Dual-Core PCs

Marco Andrei Kichalowsky

Editor-chefe do macnarama.com, é applemaníaco e trabalha com produtos Apple desde 1993. Foi presidente do Brasil Apple Clube durante 10 anos e colaborador da saudosa Macmania e sua herdeira MAC+ até o fim da revista em 2015.

Um comentário em “PowerMac G5: não tão rápido assim

  • 4 de Janeiro de 2006 em 1:24
    Permalink

    Eu sempre acho essas avaliações meio irreais.
    É como aplicar um monte de filtros ao mesmo tempo numa figura em um PC e num MAC. O que vale é usar a máquina de verdade.
    No PC você aplica vários filtros numa imagem com desempenho X. No Mac faz com X/5. Mas num Mac você aplica uma filtragem foda com delay de Y segundos. No PC o mesmo filtro demora Y*10.
    Isso parece que vai acabar quando os Mac adotarem SISC, mas eu boto mais fé no PowerPC.
    Não é o tamanho da varinha, é a mágica que ela faz. E a IBM é mestre em mágica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *