Trincas em MacBooks 13″ antigos têm solução

Há cerca de um ano e meio, meu MacBook White (Late 2006, equipado com processador Intel Core 2 Duo 2.0) resolveu apresentar trincas no canto direito inferior do top case, próximo ao LED de repouso e ao sensor de infravermelho. Mesmo cuidando do meu notebook feito um filho, a tal da rachadura resolveu aparecer, e foi piorando gradualmente até que uma lasca inteira de plástico caiu, com cerca de 5 cm de comprimento por uns 2 mm de largura.

Na época, depois de passada a raiva inicial, resolvi pesquisar sobre o assunto e encontrei um grupo de usuários no Flickr, chamado “Crackbook”. Para minha surpresa, esse grupo já contava com centenas de fotos de MacBooks com problemas parecidos com os do meu, alguns até mais graves. Havia todo o tipo de modelo, branco, preto, Core Duo, Core 2 Duo…

Então resolvi entrar em contato com uma assistência Apple em Porto Alegre, RS. Na época, fui informado que o conserto deveria ser efetuado em garantia ou pago à parte. Como meu Mac já tinha saído do prazo de garantia, resolvi deixar como estava — o conserto (troca do top case) custaria a partir de R$ 300, mais mão-de-obra. Além da aparência — a máquina com a rachadura ficava com aquele ar de mal-cuidada — aquela rachadura no apoio do pulso direito era incômoda para digitação, pois raspava no pulso o tempo todo. Mesmo assim, não me animei a correr atrás do conserto, pelo fato da assistência ser um pouco distante da minha cidade.

Entretanto, quando meu Mac começou a apresentar outra vez as mesmas rachaduras, mas desta vez do lado esquerdo inferior do top case, resolvi correr atrás do fabricante, antes que meu Mac resolvesse se autodestruir aos poucos. Nos últimos meses, acompanhei vários relatos de usuários que conseguiram a troca do top case gratuitamente, mesmo em máquinas fora da garantia, pois a Apple teria feito um recall dos Macbooks de plástico devido a esse problema.

Em dezembro de 2009, entrei em contato com o 0800 do AppleCare para checar se a troca do top case realmente estava coberta pela fábrica. O atendente me informou que para máquinas com até três anos de fabricação, a troca é gratuita, já para casos com maior tempo de uso, fica por conta da assistência técnica que te atender (se eles quisessem trocar de graça, eles trocariam, se eles quisessem cobrar, eles cobrariam). No meu caso, meu White tinham 3 anos e… 1 MÊS de vida, aí fiquei sem garantia nenhuma do atendente da Apple que a troca seria efetuada.

Pois bem, em uma visita à Porto Alegre fiquei o dia inteiro na cidade, devido a uns compromissos por lá. Resolvi arriscar e levei meu notebook junto comigo para tentar a troca do top case gratuitamente — afinal, ele nem de longe aparenta ter três anos de uso. Fui com o Mac até a Soma, de Porto Alegre, localizada na rua Coronel Feijó. Fui então prontamente atendido pela Mari e pela Charlene. Elas só olharam para meu Mac e disseram “OK, está coberto sim, pode trocar”. Sem mais delongas, simples assim.

Melhor ainda: eles tinham a peça em estoque, só que de um modelo mais novo que o meu — só o que mudava era a disposição das teclas F1 até F12, ou melhor, a tecla que aciona o Dashboard no meu era F12 agora é F4, e por aí vai. Elas me pediram se não tinha problema (claro que não) e imediatamente levaram o note pra bancada dos técnicos. Em dez minutos, saí de lá com meu Macbook novo em folha, com o top case trocado sem nenhum custo e nenhuma complicação.

Portanto… além de relatar aqui o bom atendimento que me prestaram por lá (afinal, não é todo dia que a gente passa por uma situação boa assim, infelizmente, pois deveria ser sempre!), espero que este relato ajude quem tiver esse problema nos seus notebooks, pois só no tempo que estive lá, apareceram mais dois clientes com o mesmo caso de rachaduras. Ou seja, essa trinca é BEM comum de acontecer nos MacBooks de plástico.

O primeiro passo é entrar em contato com o Applecare pelo 0800-761-0880. Registre por lá o seu problema — o atendimento do pessoal, ao menos para mim, foi bem rápido e sem complicação, nada daquela coisa formal de “Sr. Yuri”, por exemplo — e siga as orientações que te passarem. É bem provável que seu problema
também seja resolvido!

7 comentários em “Trincas em MacBooks 13″ antigos têm solução

  • 18 de outubro de 2012 em 0:25
    Permalink

    Bah ! .. Show de bola o atendimento da SOMA; eu estava quebrando a cabeça por causa do TOPCASE do meu MAC White que havia dado problema e eu não conseguia trocar.

    A SOMA ME FEZ O SERVIÇO DE TROCA DO TOPCASE, PARAFUSOS DO MAC, BASE DE ALUMINIO QUE PROTEGE OS PENTES DE MEMÓRIA E MAIS A PEÇA DE PLÁSTICO QUE COMPÕE A PARTE DA FRENTE DA TELA: POR MÍSEROS 300 R$

    QUERO AGRADECER MUITO A BETE, RESPONSÁVEL DA SOMA (- Rua Eng. ildefonso Simoes Lopes, Nº 85 – (51) 3012 6092 . PORTO ALEGRE, PELO ÓTIMO ATENDIMENTO QUE ME PROPORCIONOU.

    __________________________________________________________________

    E APROVEITANDO, JA AQUI RELATO QUE A ITecnica da IPlace de POA ME FEZ UMA CHINELAGEM:

    SOLICITEI A PEÇA E ME COBRARAM UM PREÇO NO INÍCIO, DEPOIS DE DOIS MESES, ME COBRARAM OUTRO PREÇO QUANDO CHEGOU A PEÇA (TOPCASE) E DEPOIS QUANDO FIZ CONTATO SOBRE A PEÇA PARA FAZEREM A TROCA, HAVIA DESPACHADO PARA OUTRO CLIENTE !

    QUE VACILO !

  • 26 de setembro de 2011 em 10:28
    Permalink

    Wilson, então parece que a resposta depende da autorizada que você levar…
    Um colega de trabalho levou seu MacBook black (mid-2007) no último sábado (dia 24/09) à mesma autorizada que eu levei naquela ocasião e também obteve a troca do top-case gratuitamente, nas mesmas condições que eu obtive. Talvez seja interessante você contatar outra assistência!
    Boa sorte!

  • 26 de setembro de 2011 em 10:21
    Permalink

    Engraçado o meu MacBook foi comprado em setembro de 2009, em Nova York. Minha sogra deu-mo de presente. Percebi, há mais ou menos um mês uma trinca de mais ou menos 2 cm no lado esquerdo mousepad. Liguei para o 0800 da Apple e disseram que não cobrem esse serviço. Tou pensando em escrever para a Apple nos EEUU. Mas antes irei pegar um relatório da Assistência Técnica em Salvador. A Apple me parece uma empresa séria. Tenho um Ibook que deu um defeito na tela e ela trocou sem custos para mim; depois que recorri ao PROCON e de muitas idas e vindas na Assistência Técnica, sem solução.

  • 7 de Maio de 2010 em 22:37
    Permalink

    Yuri, você teve mais sorte do que eu, pois comprei meu MacBook White em Portugal, em fev 09 e em jan10 começaram as trincas na parte traseira depois passando para a parte inferior da frente, então liguei para 0800 da mac e solicitaram que eu levasse numa assistência autorizada, pois bem, após dois dias o técnico disse que a mac nos Estados Unidos não autorizaram a troca e disseram que era falta de cuidado, fiquei P.. da vida. Liguei novamente para o 0800 e disseram que não podiam fazer nada. Como a garantia havia acabado deixei de lado. Em abril voltei a Portugal e aproveitei que lá tenho dois anos de garantia (pela lei portuesa) então liguei para assistência e novamente pediram que eu levasse o mac numa assistência técnica, após dois dias fui retirar o note e haviam trocado o teclado, o touchpad e aquela parte onde apoiamos para digitar. Pois bem, ficou melhor do que estava, porque estava amarelado. Liguei novamente para a mac de Portugal disseram que a mac não cobre a troca do top case. Fiquei menos P… porque pelo menos trocaram alguma coisa. E agora estou pensando em levar na outra assistência de Belo Horizonte para tentar a troca. Não concordo em comprar um MacBook e ter que ficar com ele cheio de trincas e ainda ouvir da mac que o problema não é deles.

  • 17 de Março de 2010 em 9:34
    Permalink

    Resta agora eu entrar em contato com a assistência de Recife ( Tropical Mac ), a unica mais próxima aqui de João Pessoa, e saber se terei que pagar… meu MacBook é Mid 2007…
    faz três anos em agosto agora. mas vou ligar pra apple primeiro como você fez.

  • 29 de Janeiro de 2010 em 15:35
    Permalink

    Renée, pelo que eu li e ouvi por aí, a “sorte” na troca depende muito da assistência que você procura. Tem muita gente que reclama de ter levado em uma loja e ter seu pedido negado, mas que conseguiu a substituição ao levar em outra assistência.

    É triste, mas é a nossa realidade.

  • 29 de Janeiro de 2010 em 12:33
    Permalink

    Comprei meu MacBook Pro em outubro de 2009, e antes de tal aquisição pesquisei muito sobre a Apple e seus produtos e só não comprei o MacBook White justamente pelas rachaduras que aparece na maioria dos casos.

    E como você relatou, vi muitos usuários informando sobre este mesmo problema e que tiveram que pagar pela troca do case, sendo que alguns tiveram a sorte de terem a troca gratuita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *