Versão do IR para Mac disponível

Depois de tanto tempo ignorando os usuários de outras plataformas, o governo se deu conta que não eram tão poucos assim e que deveria dar a oportunidade para eles declararem seu Imposto de Renda da maneira que desejar. (O importante é defender as minorias ou arrecadar?) Seja lá como for, uma versão do programa do IR em Java (para “outras plataformas”) está disponível desde o dia 15 de março.

Logo todos se deram conta que não é tão fácil assim, que cada plataforma tem suas nuances e que fica mais difícil ainda se você não sabe o que está falando. Será que a equipe de software do governo testou seu programa nas diversas plataformas? E mais: será que eles também não tem o cacoete de informatas, que faz programas para si e não para o usuário final?

Seja lá como for, queria comentar algumas coisas:

a) O sistema é feito em Java. Isso dá um caráter multiplataforma sim, mas as diversas plataformas (Macintosh, Linux, Solaris etc.) têm implementações diferentes do runtime for Java (programa que executa sistemas em Java). Os padrões devem ser respeitados.

b) O sistema não tem uma apresentação jeito Macintosh. Ou seja, não é um arquivo .dmg que tem tudo dentro, bonitinho. O arquivo é um script que chama o setup.jar, este sim, um programa em Java que contém o programa do IR, que se instala e executa. De qualquer maneira, é estranho.

c) O sistema é diferente da versão “somente Windows”. Ele não precisa do programa ReceitaNet (que envia a declaração de IR separadamente).

d) É necessária a versão 1.4 do Java. Isso significa que usuários do Mac OS 9 não poderão executar o sistema, já que a última versão do MRJ (Mac OS Runtime for Java) para o Mac OS 9 implementa a versão 1.1.8 do Java.

e) Para executar um programa no Mac OS X, o arquivo do programa deve ter permissões de execução. Quando baixamos o arquivo do site da receita, ele não vem com essas permissões configuradas. Deve-se fazer isso manualmente. (Isso não é jeito Macintosh!)

f) O instalador de verdade é o arquivo “setup.jar” que está contido no arquivo que baixamos da receita. Seria mais fácil baixar este arquivo e executá-lo diretamente. Ele está na opção “Outras Plataformas”.

Para executar o sistema no Mac, versão fácil:
1 – Baixar o arquivo do site da receita. http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/IRPF/2004/progIRPF2004mac.htm.
2 – Configurar as permissões de execução do arquivo. Se o arquivo está no Desktop do usuário, pode-se ir no Terminal e digitar os comandos:

cd desktop
chmod 777 IRPFJava2004mac.command

3 – Clicar duas vezes no ícone IRPFJava2004mac. O script vai chamar o programa, que vai se instalar e rodar.

Para executar o sistema no Mac, versão facílima (agradecimentos à Mario Jorge Passos pela dica):
1 – Baixe diretamente o arquivo Java SETUP.JAR aqui.
2 – Dois cliques no arquivo.

Mais referências:
– AOL Notícias: Leão “acorda” para usuários de Mac
– no mínimo | Weblog: IR para Mac
– Receita Federal: Programa IRPF 2004 versão Java
– Mundo Info: Imposto de Renda – IR 2004 vai rodar em outras plataformas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *